top of page

Percepção



Em post anterior, onde aparecem duas figuras, sendo a primeira, dois adultos andando com uma criança e a segunda, um adulto andando com dois idosos, chamou-me a atenção os comentários diversificados. Muitos viram no primeiro, pais levando filho para escola/passeio/vida. E, no segundo, viram filhos levando pais para asilo, cuidando até o fim. Em poucos vi um tom de alegria, de dádiva por poder segurar as mãos de pais idosos, ou de levá-los para uma visita a lugar interessante.


Na verdade, aquilo não era uma cena real. Era um desenho simpático, simples , sem muitos rebuscamento artístico. E claro, as respostas foram meio “induzidas” porque foram colocadas pela página, direcionada a cuidadores. Essas respostas foram levadas pela percepção. Percepção é uma atividade do pensamento, projetada por um sentimento que já existe na pessoa. Pensar parece ser nossa atividade predileta.


Permitimos que nosso pensamento deixe de ser uma função psíquica e damos a ele vida própria. Chegamos a reagir a pessoas, situações, sons, imagens, porque o pensamento assim o determinou. Nomeamos o que vimos e distorcemos pelo julgamento de ser bom ou ruim admirado ou detestado. A “coisa” viaja, quando na verdade ela está presa a um conceito pré-definido dentro da própria cabeça. Na maioria das vezes, algo ruim ou negativo. E o pensamento é uma arma poderosa: tem poder de concretização. Já te aconteceu alguma vez de pensar muito em alguém e a pessoa te ligou/encontrou? O pensamento cria força eletromagnética e atrai situações... Mas a arma pode ser usada para o bem. Aprenda a dominar seus pensamentos e não o contrário. Como? Aprenda a viver apenas o presente, sem se antecipar às tragédias ou às alegrias. Utilize a função pensar em seu favor.


Exercite perceber sem interpretar fatos. Veja, mas não julgue. Olhe sem buscar dor e sofrimento para si próprio. Quando você percebe as coisas com consciência do momento presente, haverá um pensamento/sentimento mais nobre e reconfortante, de cuidado e de amor , ainda que seja um simples ato de avaliar um desenho. Vida é escolha. Escolha o que vai pensar, independente do contexto em que vive. Se ainda não consegue se dirigir apenas ao momento presente, escolha pensamentos de luz para o momento que vive.


Desta forma, você poderá, ressignificar para você o ato de cuidar. Não volte ao padrão de ter pensamentos negativos, de perda, ou de dor. É bíblico: “O bem que faz a outro é a si mesmo que o faz”. Cuidar é um bem para você mesmo. É uma oportunidade ímpar de te fazer mais consciente de si. Aceite o que a vida traz, seja adversidade, seja alegria. Trabalhe com o que acontece no momento em favor de si próprio e não contra você mesmo. No encontro com uma pessoa, seja no cuidado, seja onde for, esteja não como quem cumpre um papel... mas como o SER consciente que é.


Treine, exercite, peça ajuda, medite (veja propostas anteriores da página),mas esteja no presente em seu momento. Escolha ser o herói de sua própria história. Não viemos à vida a passeio. Viemos para ter a vida em toda sua plenitude. Sinta-se merecedor! Expanda-se!

Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page