top of page

Festas de Fim de Ano e Alzheimer: Como Conduzir?


Festas de fim de ano... Natal... Ano Novo... Férias... Casa cheia, visitas vindas de todos os lugares, barulho, bagunça, crianças correndo, som alto, assuntos não muito convenientes, UFA!!!


Cenário perfeito para que sintomas psicológicos e comportamentais em quem tem Alzheimer possam se intensificar tornando o manejo de determinadas situações um pouco mais difíceis. Logo, ansiedade, agitação, perambulação, dificuldade com tempo e espaço ficam mais intensos e pioram quando, frases como “Você não se lembra de mim?” soam com maior frequência. É de deixar confuso mesmo.


Para as pessoas acometidas pelo Alzheimer, em um determinado momento da doença, individual e muito singular, a exposição a muitos estímulos fora da sua rotina e/ou zona de conforto, pode ser muito prejudicial. Claro, não é uma regra, há pessoas que nas mesmas condições não apresentam nenhum comportamento alterado, mas, ainda é um número muito pequeno.


Por mais que as festas de fim de ano reúnam amigos, familiares, vizinhos e, possa ser uma ótima fonte de estimulação para a pessoa com Alzheimer através das conversas, das lembranças, das fotografias, da socialização, precisamos tomar alguns cuidados importantes com relação ao nosso ente querido, pois, essa época traz muitas mudanças no ambiente que podem resultar em benefícios ou não.


Por isso, precisamos sinalizar algumas dicas para administrar o cuidado da pessoa com Alzheimer nesta época do ano objetivando o menor prejuízo possível para o seu bem-estar físico e emocional.


- Inclua seu ente querido na celebração, na organização da festa, na escolha dos pratos;


- A decoração deve ser feita de forma gradual, para que a pessoa não sofra com mudanças repentinas;


- Cuidado com a alimentação, principalmente para os idosos que possuem diabetes, hipertensão etc;


- É permitido e sempre muito indicado que a pessoa com Alzheimer saia para cear na casa de um filho ou outro parente (quando possível) desde que, esse passeio não dure o dia todo. A pessoa suporta atividades de até 90 minutos, mais que isso, controlar os comportamentos torna-se algo complexo de administrar. Para socializar, que tal cear um pouco mais cedo? Se a pessoa com DA estiver cansada, ela pode ir descansar depois em seu quarto;


- Se receber visitas, organize-se antecipadamente, pois, muitas visitas podem deixar a pessoa com DA muita confusa e consequentemente agressiva uma vez que, as visitas são pessoas fora do seu convívio diário. Aliás, converse com as visitas antes e conte sobre a doença do seu ente querido. Assim, eles evitarão perguntas desnecessárias como: “Você não se lembra de mim?” e também é interessante avisar para que todos não fiquem corrigindo essa pessoa caso eles se confunda com algo. Ah, visitar sim, hospedar-se NUNCA!


- Essa época não é interessante para viagens, pois, o trânsito, buzinas, barulho podem estressar a pessoa com DA e horas depois você verá o resultado disso, a agitação pode aparecer e ser bem duradoura.



Para o ente querido que esteja em uma instituição, também há dicas muito importantes para as festas de fim de ano.


- Enquanto familiar participe das atividades que a instituição tenha planejado para esse dia;

- Traga alimentos que seu ente querido mais goste;

-Decore com objetos natalinos o seu quarto para despertar memórias de família;

- Cante músicas natalinas, convide outros moradores;

- Veja fotografias juntos;

- Leia em voz alta um poema, uma história, uma carta;

- Se possível, façam postais juntos para a família;

- Levem as crianças para visita, essa troca é muito enriquecedora;


A rotina da pessoa deve continuar com ou sem festas, com ou sem visitas. Mantenha fotografias perto, assim as visitas podem compartilhar de momentos prazerosos, estimulantes e trazer conforto.


E, uma questão de extrema importância, nessa época do ano, existe um maior número de pessoas com Alzheimer que somem ao sair de suas casas, portanto, fiquem atentos ao seu ente querido, não facilite que ele se perca.



Boas Festas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page