top of page

CONHECER A DEMÊNCIA... CONHECER O ALZHEIMER


Por Simone de Cássia Freitas Manzaro

Psicóloga CRP 06/117702


Estamos no mês de conscientização sobre a doença de Alzheimer, e inicio esse texto com o tema do ano sobre a doença... conhecer a demência... conhecer o Alzheimer!


A população mundial envelhece de forma acelerada. Junto dessa maior longevidade também surgem muitos problemas de saúde que acometem as pessoas idosas, entre eles, a doença de Alzheimer e outras demências. Estimativas apontam que cerca de 55 milhões de pessoas no mundo vivam com demência, número esse que aumentará de forma significativa até 2050, tendo o Brasil como um dos países mais afetados pela doença.


Não faz muito tempo em que, quando uma pessoa mais velha demonstrava dificuldades de memória, esquecimentos, trocando nomes com frequência entre outros sinais, era chamada de “caduca”, “esclerosada”, ou que esses sinais faziam parte do envelhecimento considerado ‘normal’.


Ainda, nos dias de hoje, esses argumentos continuam fazendo com que cada vez mais, diagnósticos ocorram de forma tardia, tornando o tratamento mais lento e menos eficaz. O tratamento não visa cura, pois essa ainda não existe, mas pode amenizar o avanço da doença por um tempo, que é individual para cada pessoa.


Conhecer mais sobre a doença, permite que todos possam se reorganizar para um melhor cuidado, e também para entender como será essa nova jornada e o que fazer do diagnóstico em diante, dando oportunidade de todos se prepararem minimamente para lidar com o desconhecido.


Quanto mais soubermos, mas seguros ficaremos no processo de cuidar. Quanto mais soubermos, mais teremos oportunidades de aproveitar a companhia do nosso ente querido.


O que você precisa saber?


- A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade;

- Alzheimer não tem cura;

- O Alzheimer esporádico ocorre com maior frequência, em torno de 95% dos casos;

- O fator hereditariedade é importante, mas analisado de forma isolada não diz nada;

- Não existe exames que confirmem 100% o diagnóstico da doença, o que temos é possível e provável Alzheimer;

- O diagnóstico ocorre por exclusão de outras doenças;

- Existem fatores de risco que predispõe o risco de demência: idade, sexo feminino, baixa escolaridade, hipertensão, sedentarismo, obesidade, diabetes, colesterol alto, hipotireoidismo, surdez, depressão, exposição à poluição, traumas no crânio, abuso de bebidas alcoólicas, tabagismo, isolamento social.

- Existem fatores de proteção: alta escolaridade, alimentação adequada, atividade física e cognitiva, ter sono de boa qualidade, socialização, controlar a depressão, reduzir exposição à poluição, diminuir o consumo de açúcar etc;

- Nada que a pessoa fizer ou disser é pessoal... é a doença agindo... aprenda a entender e relevar.

- Bater de frente com a pessoa, retrucar, só vai desgastar uma pessoa. VOCÊ!


Agora que você já sabe algumas coisas importantes, compartilhe essas informações e ajude outras pessoas.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page