top of page

Infecção urinária e seu impacto na alimentação.


Aparentemente o tema 'Infecção Urinária' tem pouco a ver com a Fonoaudiologia, mas, na verdade, essa alteração pode impactar seriamente nas questões da fala, linguagem, alimentação e deglutição. Alguns aspectos são importantes durante o momento da alimentação como, a atenção voltada para este momento; a musculatura da boca e pescoço; a orientação espacial; dentre outras, já que essas características impactam diretamente na deglutição adequada. Mas, nesse tema, o que chama atenção diretamente são as questões voltadas para atenção e orientação espacial, que são as etapas iniciais antes e durante a deglutição. A infecção urinária pode causar certo desconforto, e pode também levar ao estado de sonolência, podendo causar delírios, uma fala sem sentido, alterando o comportamento e por fim a deglutição. Para que toda a musculatura funcione de forma adequada, é necessário que haja atenção durante a oferta de alimentação, exatamente para evitar a bronco-aspiração, principal causa das pneumonias de repetição e, por consequência a disfagia, o que pode acarretar em uso de via alternativa de alimentação.


A disfagia é um distúrbio na deglutição, que pode ocorrer em todas as fases da vida e, não somente, em quem apresenta alguma alteração neurológica. Qualquer alteração relacionada a mastigação, envelhecimento da musculatura, dessensibilização, dificuldade para engolir, pode causar a disfagia. . É necessário ter alguns cuidados pois, a perda de peso progressiva em pouco tempo, pode levar ao uso da sonda ou de outra via de alimentação.


Engasgos frequentes durante a alimentação, tosse, pigarro são algumas características que levam a desconfiar desse quadro, o que é necessário uma avaliação fonoaudiológica. O melhor, é a buscar auxílio profissional, para evitar que se use uma outra via de alimentação, já que existem inúmeras estratégias: uso de espessante, manobras para fazer durante a alimentação, outras consistências podem ser adotadas, mas tudo isso, para que continue a manter a alimentação pela boca. Por isso, não deixe de buscar ajuda profissional para solucionar a infecção urinária, e se já apresenta a falta de apetite ou perda de peso muito progressiva, consulte um fonoaudiólogo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page