Junho: Mês de Ação e Conscientização- Violência Contra Pessoa Idosa e Prevenção de Quedas
Por Andreia Sousa
Fisioterapeuta - Crefito/3 - 223829-F
No mês de junho temos dois temas muito relevantes para refletir e agir quando pensamos na pessoa idosa.
No dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e você sabe quais sãos os tipos de violência?
- Violência Física
Situações de espancamento que promovam lesões ou traumas que possam chamar a atenção das pessoas próximas. Em algumas situações os abusos são realizados na forma de beliscões empurrões, tapas, ou agressões que não evoluem com sinais físicos.
- Violência Psicológica
Agressões verbais, tratamento com menosprezo, desprezo, ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição a liberdade de expressão; bem como submeter a pessoa idosa a condições de humilhação, ofensas, negligência, promovendo insultos, ameaças e gestos que afetem a autoimagem, a identidade e a autoestima do ofendido, é considerado violência psicológica e crime passível de pena de detenção.
- Violência Financeira
Caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros.
- Violência Sexual
Refere-se ao ato sexual utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas, através de coação com violência física ou ameaças.
- Negligência
Recusa ou à omissão de cuidados. É um ato muito comum, pois se manifesta frequentemente tanto no seio familiar como em instituições que prestam serviços de cuidados e acolhimento a pessoas idosas.
- Abandono
Forma de violência que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestarem cuidado a uma pessoa idosa.
Algumas vezes somos nós profissionais da saúde que vamos identificar, e poder auxiliar esses idosos a quebrar esse ciclo de violência e viver com dignidade.
É nosso dever DENUNCIAR e não podemos nos OMITIR. Fique ATENTO aos sinais.
Você encontra mais informações sobre violência contra pessoa idosa abaixo.
Neste mês, também temos o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, que ocorre no dia 24 de junho.
É muito comum idosos caírem, mas não pode ser considerado normal! Por esse motivo, é muito importante saber que QUEDA não significa só cair ao chão ou só quando sofre algum tipo de lesão, se a pessoa idosa sofre uma mudança de posição de forma não intencional, e que não consegue se corrigir/remediar a situação já é considerada uma queda.
Por isso, é muito importante investigar, muitas vezes a queda é só a ponta do iceberg, quantas condições podem estar envolvidas nesse evento?
A queda é um evento multifatorial e pode gerar várias consequências físicas e emocionais. Por esses motivos, devemos sempre pensar em PREVENÇÃO!
A fisioterapia é uma área da saúde que pode ajudar a descobrir quais são os riscos que a pessoa idosa apresenta através de uma avaliação e também prevenir esses episódios com exercícios específicos e individualizados.
Você encontra mais informações sobre violência contra pessoa idosa abaixo.
Andreia Sousa - Crefito/3 - 223829-F
Fisioterapeuta graduada pela Universidade Paulista Especializada em Fisioterapia em Gerontologia pelo HCFMUSP
Especialista em Fisioterapia em Gerontologia pelo COFFITO-ABRAFIGE.
Idealizadora da página @gerontoporamor no Instagram.
Comments