A Importância da Água na Terceira Idade
A água é um nutriente indispensável para o funcionamento do organismo.
Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do corpo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes (como vitaminas, os minerais, hidrato de carbono, dentre outros) e eliminação de substâncias tóxicas, principalmente na terceira Idade.
Os idosos têm uma menor reserva hídrica. E quando desidratados não sentem vontade de ingerir água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Se não houver reposição adequada de líquidos, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo fica prejudicado.
Fiquem atentos caso o idoso rejeite líquidos e, de um dia para o outro, fique confuso, irritadiço, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação.
(Ofereça bastante líquido e vá ao médico)
- Ofereça constantemente água para o idoso, assim estará o lembrando sempre de manter-se hidratado.
- Água de coco, sucos naturais, chás, sopas e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também são ótimas opções para ajudar na hidratação do idoso. (Ofereça algo para hidratar a cada duas horas)
- Sempre que der, observe a coloração da urina do idoso, pois indica se este está hidratado ou não. (A urina deve estar sempre clarinha)