Aceitação
Uma interessante estratégia para o bem viver é a ACEITAÇÃO. Aceitação é um fenômeno psicológico que implica em receber, acolher a realidade. Não é negar a dor, sofrimento ou alegria, mas receber o que a vida traz, buscando a leveza e a compreensão do que o momento vivido quer ensinar. A vida não se interrompe ou dá uma pausa sequer para nos dar tempo de pensar o que fazer com o fato novo e recusá-lo. Ela apenas nos traz situações. Confrontar é perda de tempo, de paz, de saúde. ‘A vida não para”, diria Cazuza. Mais tranquilo é observar o que a vida trouxe para a sua realidade e aceitar, com a condição, com os recursos que tiver e fazer o que precisar, é ter estratégias para a vida. Tente substituir o confrontar (guerra interna com a realidade) pelo enfrentar…EM FRENTE AR (seguir em frente, buscando novo ar, novo fôlego, nova forma de agir, nova forma que o mantenha em seu equilíbrio, apesar da realidade).
Por exemplo, quando vive-se ou acompanha-se um diagnóstico ruim, uma situação estressante ou um luto (porque as situações positivas não trazem dificuldade em aceitar), nossa tendência é confrontar a realidade, ficar com raiva, se sentir vítima, desgastar a própria energia vital e os relacionamentos. Quando se aceita o que tem pela frente, acolhe-se a dor, descobre-se poder pessoal para ter estratégias fortalecedoras que não paralisam e deixa que vida seguir. Aceitar não é fingir que nada aconteceu. Aceitar é parar de brigar com o mundo e buscar a paz no meio de tanta confusão. É reencontrar o seu próprio eixo, apesar de...
É necessário uma postura ativa frente a vida, com atitudes concretas de amor e de cuidado autodirigidos. A paz, a plenitude são sentimentos pessoais, intransferíveis e, pasme, escolhidos por cada um. Claro que as coisas não são mágicas nem fáceis de ‘engolir’, mas a maneira de lidar com as situações podem ficar mais claras e evolutivas quando se substitui o confrontar a realidade pela aceitação, a acolhida para si daquilo que a vida traz, sem se deixar abater. Isso é decisão pessoal. Acolha, busque soluções inovadoras, empodere-se, analise seus recursos com menos negatividade e mais amorosidade por si, viva um dia de cada vez e tenha paciência...nada é para sempre!