A importância da Fisioterapia no paciente acamado
Existem diversas doenças que levam o paciente a ficar acamado por dias, meses ou anos. Alguns cuidados devem ser tomados, seja no hospital ou em domicílio. O sistema musculoesquelético é o mais acometido pelo imobilismo, a partir de 12 a 15 dias de imobilismo já surgem alterações significativas. As limitações funcionais podem prejudicar as transferências, posturas, movimentos no leito e em cadeiras de rodas, dificultar as atividades de vida diárias, alterar a marcha e aumentar o risco de surgimento de úlceras por pressão. O fisioterapeuta é um dos profissionais da equipe multidisciplinar que deve estar envolvido neste tratamento.
Quando o idoso é dependente para realizar algumas atividades, o objetivo da fisioterapia motora envolve recuperar a função de rolamento, de sentar, de levantar, reabilitar a função dos membros superiores, reeducar a marcha, melhorar o equilíbrio de tronco e em pé. Além de, fortalecer os músculos para evitar fraqueza, os exercícios atuam na flexibilidade para prevenção de rigidez articular e atrofias musculares.
Os exercícios respiratórios também são de extrema importância para prevenir complicações pulmonares.
Já o idoso acamado grave com alto grau de dependência, necessita de ajuda para todas as atividades. É importante manter a mobilidade articular, a fim de facilitar para que o cuidador (ou familiar) possa fazer a higiene do paciente da melhor forma possível. Devido a imobilidade no leito, devemos atuar na prevenção de deformidades que, uma vez instaladas, dificilmente são revertidas, e evitar a progressão da rigidez. Melhorar a circulação e a função intestinal são outros objetivos a serem alcançados com a fisioterapia.
Muitos idosos adotam a posição fetal devido a múltiplas deformidades e contraturas, por falta de orientação e cuidados adequados. Esse é um estágio muito avançado da doença, causando inúmeras complicações para o paciente e transtornos psicológicos para os familiares. Mesmo que o paciente não tenha mais condições de voltar a andar, precisamos manter a sua qualidade de vida, conforto e segurança dentro das suas condições clínicas.
Portanto, a fisioterapia é de extrema relevância em todas as fases da doença que leva o idoso a ficar acamado.
Referências:
contato@provitalfisioterapia.com.br
www.cantinhodageriatria.com.br